quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Perdoar!

Perdoar siginifca o quê para você? Para mim, essa palavra ainda é uma palavra difícil de entender em sua plenitude.

Segundo o dicionário, perdoar é: v.t. conceder perdão, renunciar a punir; absolver.

Acho que renunciar a punir é uma ótima definição. Nós renunciamos a punir alguém ao perdoar, sendo essa punição passível de assumir qualquer forma: castigo, agressão física, xingamentos, morte, martírio próprio, isolamento, dentre muitas outras maneiras que o ser humano encontrou de punir o outro e de auto-punição.

Então, a definição da palavra já nos é clara e partimos agora para a prática do perdão. Para mim, a parte crucial e também mais árdua de ser efetivada. Já houve - ou ainda há - para você uma pessoa (quase) impossível de perdoar?? Acho que todos temos alguém em nosso passado, ou até mesmo no presente, ao qual não concedemos o perdão por ser algo muito dolorido, sofrido ou ameaçador.

No entanto, antes do início de qualquer processo de perdão, temos de perdoar-nos. O perdão aos nossos erros, falhas, imperfeições ou algo que julgamos ter feito errado é primordial para que possamos nos liberar de nossos próprios julgamentos e amarras. Só então, estaremos aptos a perdoar o outro - que muitas vezes espera pelo nosso perdão.

Finalmente, precisamos aprender a perdoar-nos urgentemente. As piores cobranças são aquelas que nós mesmo nos impomos. E depois, estaremos prontos para perdoar o outro, desfazer o nó do passado e/ou presente e seguir em frente - mais leves e com a sensação de que fizemos a nossa parte!
Exercitemos o perdão!

2 comentários:

  1. Muito bom o seu texto sobre perdão. Concordo com você: exercitá-lo é tirar de nós um peso que não precisamos carregar.
    Jesus disse que se não perdoamos o próximo não seremos perdoados pelo Pai.
    Abração.

    ResponderExcluir
  2. Como é difícil o exercício do perdão... é uma tarefa muito árdua reconhecermos nossos defeitos e perdoar o próximo, mas o importante é dar o primeiro passo deixando o orgulho e a vaidade de lado. Bjs

    ResponderExcluir